Este blog é organizado pelo Poeta Clécio Dias e tem o objetivo de preservar e divulgar a literatura de cordel da Capital da Sulanca.

11 de janeiro de 2011

Poeta Clécio Dias

Clécio Gonçalves Dias nasceu em Santa Cruz do Capibaribe em 1981, na Rua Sebastião Bastos, bairro São Cristóvão. Filho do poeta repentista Amaro Dias e da doméstica Cleonice Gonçalves Dias. Desde pequeno Clécio acompanhava o pai nas cantorias e no programa Violeiros do Vale, criado por seu pai e mantido até os dias atuais, na Rádio Vale do Capibaribe.
**************************
Em sua infância grande foi seu contato com repentistas como Heleno Severino, José Bonifácio, José Luiz, Zé Vicente da Paraíba etc. todos que cantavam com seu pai Amaro Dias.
**************************
Embora em Santa Cruz do Capibaribe a poesia nordestina não seja tão valorizada Clécio Dias nunca deixou de escrever poemas e cordéis. Incentivado pelos colegas do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba e pelos moradores da COHAB e patrocinado por pequenos comerciantes do bairro foi publicado o cordel "O jogo da COHAB com o time do Inferno" em 2006.
*******************************
Na UEPB fez uma apresentação sobre a arte da cantoria para os professores e alunos da universidade. No mesmo ano, fundou junto aos colegas do cursos de Letras e Filosofia da UEPB, como Flauu Mendes, Érica, Sara, entre outros, o Poetai Novi, um livreto de divulgação dos poemas dos alunos da mencionada instituição. Ultimamente, recita poemas em eventos escolares, folclóricos, nas fazendas etc. é um apologista da cultura nordestina e se dedica à literatura de cordel, sendo autor de vários títulos, ainda carentes de publicação.
*******************************
Atualmente é estudante do 5º ano do curso de Direito da Faculdade do Vale do Ipojuca - Favip, Caruaru. É corretor de imóveis em Santa Cruz do Capibaribe, tendo seu escritório sito à Rua Raimundo Francelino Aragão, 292, no centro desta mesma cidade.
*******************************
Poemas de destaque de Clécio Dias: O bingo de Genival, A história de Santa Cruz do Capibarbe em versos, Eu e o silêncio, Meu umbuzeiro, Os passarinhos, A bela a tarde e o poeta, A briga do taboquinha com o boca preta etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário