Este blog é organizado pelo Poeta Clécio Dias e tem o objetivo de preservar e divulgar a literatura de cordel da Capital da Sulanca.

15 de janeiro de 2011

Poeta José Luiz

José Luiz do Nascimento nasceu no dia 07 de outubro de 1935, no Sítio Pulga, município de São José da Lage, estado das Alagoas. Filho de Luiz Gonzaga do Nascimento e Santina Maria de Jesus. Quando fez dois meses veio residir no sítio Vila do Socorro, que na época era conhecida por Picadas, no munícipio de Taquaritinga do Norte, Pernambuco. É o caçula dentre os filhos do casal Luiz e Santina.
*********************
Quando tinha quatro anos de idade voltou a residir em São José da Lage. Aos oito anos de idade voltou a morar em Vila do Socorro, época em que começou a ler os primeiros cordéis em meio as feiras livres, com o grande incentivo do poeta José Laurência de Sena (in memorian). Nesse mesmo anos começou a frequentar a escola de uma professora chamada Ilda de Sabino Alves, onde aprendeu as primeiras letras que foram decisivas para o seu contato com a literatura de cordel.
********************
Aos dezessete anos de idade foi intensa sua vida pelas feiras livres nas cidades das Vertentes, Surubim, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros entre tantas. Casou-se com Gercina Maria de Jesus quando tinha 20 anos com quem vive até os dias de hoje. Assim que se casou foi residir no sítio Cunhambuca, município de Joaquim Nabuco na Zona da Mata Pernambuco.
*********************
Tempos depois, foi residir no sítio Serra da Onça, município de Frei Miguelinho, terra natal de sua esposa. É pai de dois filhos, José Carlos, hoje com 39 anos de idade, sendo que a filha faleceu tragicamente com 19 anos, deixando uma filha que é criada pelo casal José Luiz e Gercina. Com 25 anos de idade ingressou na profissão de repentista ao lado do poeta Beija-Flor e José Soares. Anos depois cantou com os poetas José Bonifácio, Amaro Dias, o saudoso Heleno Severino, Laranjinha, entre muitos que fizeram dupla com ele.
**********************
Residiu em Toritama, Gravatá, Caruaru, Palmares, Belo jardim, Pesqueira e reside hoje em Santa Cruz do Capibaribe, provando quão grande sua história no mundo do repente. Apresentou vários programas nas rádios Bituri de Belo Jardim, Difusora de Pesqueira, Radios Vale AM e FM, Cominidade FM etc. Há 17 anos é evangélico, mas mantém o mesmo estilo de cantoria cantando pelas igrejas evangélicas em várias cidades. Hoje em dia, reside na vila da COHAB, onde está há 29 anos.
*********************
É autor do poema “A morte do Padre Zuzinha”, “A morte do vaqueiro Adauto Napoleão”, “A morte do cavalo Canabrava”, “A morte do vaqueiro Zé de Fiinho” etc. como evangélico, já gravou e publicou três CDs com canções e poemas evangélicas.
*********************
Cantando com Heleno Severino "se decrescendo" em Santa Cruz do Capibaribe, o saudoso poeta Heleno Severino terminou uma estrofe dizendo:
********************
Estou igualmente um cego
Sem enxergar o caminho!
********************
José Luiz pegando a deixa, disse:
********************
Estou igual um bacurinho
Preso dentro de um chiqueiro
O comer que a dona bota
É folha de marmeleiro
Esperando que ele engorde
Pra lhe passar no dinheiro.
********************
Em outra oportunidade, cantava com o poeta Amaro Dias, quando este terninou uma estrofe da seguinte forma:
********************
Hoje em dia minha vida
Tem sido de sofrimento...
********************
Zé Luiz emendou:
********************
Estou igual um jumento
Debaixo de uma cangalha
Quando o seu dono é malvado
O dia todo trabalha
E quandochega de noite
Lhe nega um feixe de palha.
*******************
De outra feita, cantando com Laranjinha, este terminou a estrofe dizendo:
*******************
Tô igual um maloqueiro
Sem ter no bolso uma prata....
*******************
José Luiz, completou:
*******************
Estou igual uma gata
Na frente de um cachorro
Ela correndo e miando
Como quem pede socorro
Se ela falasse dizia
Me acuda senão eu morro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário